O amor do Pai

Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe… partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente… depois de ter consumido tudo, começou a passar necessidades. Então, caindo em si, disse: Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.

Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se. (Luca 15: 11-24 – O filho pródigo)

Nessa bela parábola proferida pelo mestre Jesus, somos presenteados com a história do filho pródigo. O mestre usava desse artifício para que os ouvintes tivessem uma melhor compreensão sobre o que pregava, porém, nem sempre estamos preparados para entender os seus ensinamentos.

A maioria das pessoas nesta parábola volta a sua atenção para as atitudes dos filhos. O primeiro, aquele que reivindica a sua parte da herança, perde tudo, passa necessidades, volta e pede perdão ao pai. Ele convivia diariamente com o pai, ouvia seus conselhos e gozava de sua proteção, mas mesmo assim decidiu pedir a sua parte, entendia que o dinheiro poderia proporcionar todas as alegrias do mundo, mas essas alegrias tem o efeito da água do mar, que quanto mais dela se bebe, mais sede dá. Ao sair em busca de alegria conheceu a tristeza, a necessidade e a humilhação, sentiu arrependimento e pediu perdão. O filho mais velho, aquele que ao retornar do trabalho depara com a afesta oferecida pelo pai ao irmão que retornava, sentiu-se injustiçado. Como aquele irmão que perdera e desperdiçara a herança poderia ser recebido com tanta alegria? Como um pecador pode ser mais amado que um filho justo e trabalhador? E o pai responde: “Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se”.

A maior lição dessa parábola está na atitude do pai, atente-se, ele não tira da parte do irmão mais velho para dividir novamente com o mais moço, ao vê-lo de volta, não pergunta onde ou como gastou a sua herança, não pediu explicações e nem tão pouco exigiu penitências, apenas o abraça e beija, pois sabia que o filho havia se arrependido, e que o contato fora restabelecido,“porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”. (Mateus 9:13)

Quantos de nós não tem vivido como os dois filhos da parábola, ora se afastando do pai e buscando os prazeres do mundo, ora buscando recompensa pelas boas atitudes, comparando-se e questionando a Deus. Tenhamos como exemplo a atitude do pai, que soube perdoar e ter compaixão para o com o filho. “Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida. Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se” (Lucas 15:4-7).

Compartilhe:

Respostas de 29

  1. I discovered your blog website on google and check a few of your early posts. Continue to keep up the excellent operate. I just extra up your RSS feed to my MSN Information Reader. Seeking forward to reading more from you afterward!…

    https://mlbbox.me/

  2. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it is really informative. I’m going to watch out for brussels. I’ll appreciate if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!

    https://nextbahis.com/1xbet/

  3. me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    https://www.logincs.vip/

  4. Howdy would you mind letting me know which hosting company you’re utilizing?
    I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I must
    say this blog loads a lot faster then most. Can you
    recommend a good web hosting provider at a honest price?
    Thanks Take a look lot, I appreciate
    it!

  5. me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    https://youtu.be/CaVHO-ChBAA

  6. Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

    https://youdaofani.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mídias Sociais

Posts Populares

Índice

Leia mais

Postagens relacionadas

Vencendo as Paixões

O céu começa em você, assim pensavam os Padres do Deserto, monges que viviam reclusos no deserto do Egito por volta de 300 anos d.C..

O Despertar do Autoconhecimento

Estamos eternamente condenados, ou premiados, a viver na nossa própria companhia, cabe a você fazer a escolha, decida ser você a sua melhor companhia. Somos

Para que serve o Eneagrama

Desde os filósofos gregos, o ser humano tem a necessidade da busca pelo autoconhecimento. As pessoas são naturalmente curiosas para entender como elas funcionam. Estão

Palavras ao Tempo

O tempo nos toma a infância e nos entrega a juventude, despercebidamente nos adentra a maturidade, e quando assustamos, se o tempo assim permitir, nos

Formulário para contato

[forminator_quiz id="880"]